terça-feira, 28 de agosto de 2012

Combata o stress #1

O stress acompanha-nos diariamente. Desde o momento em que saímos de casa até ao momento em que nos podemos deleitar num momento de descanso. E o stress, a doença do século XXI, tem efeitos muito nocivos, não apenas para a nossa saúde mental e física, mas também para a harmonia familiar, o que, sem querer parecer redundante também não contribui para o nosso bem estar.
Podemos senti-lo em diferentes momentos: porque chegamos tarde ao trabalho; porque existem diferenças relacionais por resolver; porque somos confrontados com excesso de trabalho, ou por falta dele; porque as condições oferecidas não são as melhores; porque não existe formação, reuniões regulares que permitam analisar as dificuldades que se vão identificando e que se vão amontoando que nem bolas de neve; além da formação, é importante lembrar a definição de prioridades, sem essa orientação podemos iniciar um processo de stress que facilmente conduz à desmotivação, outro tipo de stress.
Como combatê-lo? Nunca é demais lembrar: sair a horas. Se temos tempo para nos dedicarmos aos nossos hobbies, seremos pessoas mais realizadas e isso, será perceptível no local de trabalho. Outro aspecto positivo? Se cumprimos com o horário, estamos a reduzir os custos da empresa, como as despesas de consumo básico, fora eventuais regalias promovidas pela entidade patronal, como o café, por exemplo.
Frequentar acções de formação pode ser interessante e existem instituições com cursos gratuitos. É só investigar na internet.
Convidar os amigos para refeições comunitárias onde o bom humor tem de imperar.
Colocar a leitura em dia e terminar de vez com o livro que parece não ter fim.
Seguem alguns truques rápidos e, nada de risos, falamos de um assunto sério onde, tudo conta para minorar as consequências negativas do stress! Durante o dia de trabalho, não fique horas a fio sem comer. Pare e cumpra com um coffee break. Beba água! Tenha uma garrafa na sua secretária e vá ingerindo pequenos goles.  Pinte! Compre um livro de pintar, daqueles para as crianças, e um conjunto de canetas de filtro ou de lápis de cor e reserve alguns minutos do dia para se dedicar ao seu novo hobbie. Recicle e inove! Pode ainda optar por dedicar-se a trabalhos de bricolage, costura ou decoração. Relembro que ter um espaço do dia reservado unicamente para si é importante. 

Resumindo: Tudo para que se sinta uma pessoa renovada a cada dia, realizada e motivada, será positivo para que cumpra na perfeição o seu papel!


6 comentários:

  1. Olá Ana Rita achei o seu blog bastante interessante.
    Não trabalho em casa mas gostava muito. Acho que trabalhar em casa tem muitas vantagens.
    Bons tópicos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Li! obrigada pela visita! Como em tudo na vida, claro que tem muitas vantagens, mas as desvantagens também são muitas. É preciso saber gerir emoções para ter sucesso, e acredite, não é fácil.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Adorei! Sofro bastante com o stress diário e é muito importante termos um hobbie. no entanto chego a casa sempre tão cansada e a sentir que não tenho tempo para nada que simplesmente desmotivo e encosto-me. Muito errado, eu sei

    ResponderEliminar
  4. Olá Vicky! Obrigada pelo comentário! O mais importante é que sejas a primeira pessoa a reconhecer esse estado de espírito e a melhorar o comportamento. Aqui fica mais uma sugestão: compra um puzzle (caso não exista um esquecido pela casa) e coloca-o num sítio bem visível, começa por juntar poucas peças todos os dias e vais ver que o terminas num instante! :)

    ResponderEliminar
  5. O stress realmente é um bichinho muito incomodativo, faz subir a ansiedade e descontrola o nosso sistema nervoso, falo por mim.
    Às vezes forma-se de tal maneira uma bola de neve e quando damos por nós estamos a rebentar ou explodir por tudo o que é canto. Não é fácil conciliar tudo de maneira saudável, mas basta saber gerir bem o nosso tempo e exigir que em certas horas do dia ou no fim de semana que temos de pensar em nós e no nosso bem-estar, fazendo algo que nos motive e nos realize, mesmo que seja a coisinha mais básica e simples para fazer. :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar

A sua opinião conta!