segunda-feira, 7 de maio de 2012

Exercício físico


(via internet)

São 06:30 e já estou acordada. A máquina do café ficou preparada. Basta carregar no botão. A roupa está escolhida. O banho tomado. Às 07:30 estamos a entrar na A5. O carro, fica estacionado perto da Av. José Malhoa. Desço até ao metro. Falta subir os 4 lances de escada rolante da estação do Chiado. Espero que estejam a funcionar. Uma coisa é subir com a ajuda da mecânica, outra coisa é ter de subir aquilo tudo sozinha. Subo a rua até ao trabalho. Entre correr até à fotocopiadora, descer a escada para ir buscar um café, voltar a descer para dar apoio a algum colega, e voltar a descer para ir buscar o correio, subir a rua para comprar pastéis de nata para toda a equipa, e repetir todo este exercício durante a tarde, alguém duvida que isto é exercício físico? Assim eram os meus dias à três anos atrás.

Ao trabalhar em casa ficamos muito limitados no que a mexer o corpinho diz respeito. Por muito que nos obriguemos a levantar o rabiosque para ir beber água à cozinha, com o compromisso do tal 1,5 lt por dia (daí resultando as idas à casa de banho a cada 30 minutos que passam), não é a mesma coisa.

Por isso, a solução passa por ter uns pesos em casa. Se não tem pesos, os pacotes de açúcar, farinha ou arroz podem ser de grande ajuda. Comece por exercitar o braço direito levantando-o para o lado, para a frente, para cima e para baixo, fazendo grupos de cinco e intercalando com o braço esquerdo. Para complementar, faça 5 a 10 minutos de corrida sem sair do sítio, terminando com alguns alongamentos. No total reserve aproximadamente 20 minutos do período da manhã e outros 20 do período da tarde para, descontraidamente praticar um pouco de desporto.

Além dessa sugestão e, sempre que o tempo o permita, faça caminhadas à hora do almoço. Dê a volta ao seu bairro ou vá beber café no bairro mais próximo. Aproveite o fim de semana para uma caminhada no jardim ou junto à praia.

Lembre-se que o exercício físico contribuirá não só para manter um corpo saudável, mas também para manter a mente sã. Experimente e poderá comprovar que o bom humor melhora substancialmente!

Resumindo: Pela sua saúde física e mental, mexa-se!
Próximo post: Solidão.

1 comentário:

  1. Sem dúvida que é mesmo fundamental mexermo-nos.
    Senti isso após uma semana em casa.
    Bjinhos e...bom exercício.

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